terça-feira, 3 de novembro de 2020

Caso Mariana Ferrer: o machismo institucional

Como retrocedemos...

 



Quase todas as mulheres que conheço já passaram por alguma tentativa de abuso/estupro e boa parte dos casos não foi feito NADA.


Em grupos masculinistas e antifeministas você sempre acaba lendo argumentos de que existe falsas denúncias de assédio/abuso/estupro como se isso fosse equivalente a tantos casos que são acobertados e quando denunciados, não são resolvidos. 


Nesses momentos nos confrontamos com uma realidade que às vezes tentamos não refletir: o machismo atravessa também os espaços institucionais, afinal, a sociedade AINDA é patriarcal e isso está bem amarrado na superestrutura. 


Todos nós caímos em algum momento na tentação de acreditar que Universidades, Tribunais, Hospitais , etc são lugares ocupados apenas por pessoas cultas que já superaram alguma mentalidade obscura e que são abertas a reverem posicionamentos retrógrados, mas não é bem assim.


Quando assistimos uma vítima que passou por estupro sendo humilhada por homens como se a culpa fosse dela, constatamos que falhamos muito como sociedade. Falhamos muito.


Justiça para Mariana e para todas as mulheres desse país 🙏

Sem comentários:

Enviar um comentário

Você suporta suas próprias contradições?

Parece que petrificamos cedo demais... Como boa leonina, eu sempre me orgulhei de ter ideais fortes, acreditando ou não em arquétipos astrol...