sábado, 31 de outubro de 2020

Feliz dia das Bruxas?

 " A caça às bruxas foi, portanto, uma guerra contra as mulheres; foi uma tentativa coordenada de degradá-las de demonizá-las e de destruir seu poder social. Ao mesmo tempo, foi precisamente nas câmaras de tortura e nas fogueiras onde se forjaram os ideias burgueses de feminilidade e domesticidade"

Calibã e a Bruxa, editora Elefante

    Você já se perguntou de onde vem aquela mentalidade de que o homem é sempre a vítima da sedução feminina? Aquela velha história de pulada de cerca em que sempre aparece alguém para dizer que homem é homem e que cabe a mulher impor limites? Você já viu alguém justificar alguma traição feminina apenas por uma mulher ser mulher? Obviamente que não. Mas, de onde vem essa concepção da mulher diabólica que sempre tem o poder de seduzir e levar o homem a perdição?

Silvia Frederici aponta no livro Calibã e a Bruxa que a caça às bruxas foi historicamente um dos acontecimentos mais importantes que auxiliou no desenvolvimento da sociedade capitalista. E por quê? Porque ao propagar o terror dos homens em relação às mulheres , aprofundou-se a divisão entre eles e permitiu que se houvesse um maior controle sobre os camponeses. 

    Combater " as bruxas" era combater também tudo que contrariava a disciplina do trabalho, já que elas representavam um corpo rebelde dentro da sociedade.

Geralmente, as bruxas eram curandeiras, parteiras e mulheres com conhecimento de ervas e uma das primeiras formas de controle sobre o corpo da mulher foi justamente retirar as parteiras durante os nascimentos, o que também refletiu no aumento de mortes. 

Cada povo da Europa teve sua versão de caça às bruxas e contou com o apoio da Igreja Católica, principalmente reforçado pelo pecado ter vindo ao mundo através de Eva. 

    O objetivo aqui é mostrar que essa mistura de misticismo com religiosidade foi a combinação perfeita para se reforçar a exploração sobre as mulheres. 

No fim, toda bruxa é uma mulher que desafia o status quo. Nunca se esqueçam disso.




Sem comentários:

Enviar um comentário

Você suporta suas próprias contradições?

Parece que petrificamos cedo demais... Como boa leonina, eu sempre me orgulhei de ter ideais fortes, acreditando ou não em arquétipos astrol...