quinta-feira, 12 de novembro de 2020

Donas de casa deveriam ser assalariadas?

Uma pergunta que parece uma piada: você trabalha ou só cuida da casa?


Você se lembra de quando percebeu que o trabalho doméstico é desvalorizado? Habitualmente, nós mulheres crescemos ouvindo que temos que aprender a cuidar de casa, que é feio uma moça não saber lavar uma louça ou limpar um chão... De fato, as atividades domésticas são a primeira forma de trabalho não reconhecido como trabalho que aprendemos. Enquanto os meninos são estimulados a brincarem na rua, já temos que ajudar a mãe em casa com os afazeres. Mesmo que isso esteja lentamente mudando ainda se espera que a mulher sempre se prontifique em ajudar nessa parte, seja no almoço na casa dos sogros, seja no churrascão do marido...

A primeira forma de se obter um trabalho gratuito das mulheres foi a "naturalização" dos serviços domésticos como tarefas femininas. À partir daí, os homens obtiverem o consolo de que fora de casa até poderiam ser explorados, mas dentro dela sempre poderia contar com uma serva. Pesado né? Pois pense bem, quem historicamente garantiu que homens fossem cuidados, alimentados e sexualmente satisfeitos depois de um dia de trabalho fora do lar? Agora pense... Por que esse trabalho nunca foi remunerado e socialmente reconhecido como trabalho dentro de casa? 

Simplesmente, porque reconhecer como trabalho "assalariável" reduziria a noção masculina de superioridade social, além do sistema ter uma mão-de-obra gratuita não apenas para garantir o bem estar de homens trabalhadores do presente como ainda futuros trabalhadores( filhos é o nome).

Você pode questionar: mas isso não é uma decisão individual? Qual o problema em querer cuidar da casa e não trabalhar fora? É aí que entra a questão dialética sujeito-sociedade. É uma opção você ficar em casa- e não há nada de inferior em gostar de atividades domésticas- mas não é uma escolha que ele não seja devidamente valorizado e que você está contribuindo para um sistema de exploração maior do que você.  Toda vez que for lavar a louça, lembre-se disso.








Sem comentários:

Enviar um comentário

Você suporta suas próprias contradições?

Parece que petrificamos cedo demais... Como boa leonina, eu sempre me orgulhei de ter ideais fortes, acreditando ou não em arquétipos astrol...